sábado, 3 de janeiro de 2009

Entrevista - Ana Paula Valadão – 15/12/1999

Elias Cesar e Rodrigo Bressane (aleluia.com.br)


Ana Paula Valadão é hoje uma das maiores revelações da música cristã nacional. Destaca-se não apenas pela belíssima voz, mas também por sua competência como compositora. Suas canções são um primor. Letra e música têm uma qualidade incomum entre os músicos evangélicos, mesmo os mais populares. A receita para sua inspiração náo é segredo. Segundo Ana Paula, é diante do trono que recebe suas músicas. O grupo que lidera, "Diante do Trono", faz parte da Igreja Batista da Lagoinha, a maior de Belo Horizonte, e já lançou dois CD's, ambos com gravações ao vivo. O primeiro, excelente, acaba de conquistar o disco de ouro, com mais de 100 mil cópias vendidas em todo o país. O Último, "Exaltado" é ainda melhor que o antecessor e só na semana de lançamento vendeu mais de 20 mil cópias. Sobre seu ministério e trabalho com o Diante do Trono, Ana Paula Valadão falou com exclusividade a aleluia.com.br.


Conte-nos sobre o seu ministério, como ele surgiu?


Eu nasci em um lar evangélico e desde pequena cresci sempre envolvida na igreja e em suas diferentes atividades. Porém, a música sempre esteve em minha história. Aos sete anos foi a primeira vez que fiz um solo, em uma cantata de natal, na frente da congregação. Aos dez anos participei da gravação de um cd infatil, "Os louvores da Garotada", e hoje vejo que muitos treinamentos o Senhor me deu sem que eu percebesse. Gravando com outros irmãos, sempre cantando em coral, nos grupos de louvor dos jovens, evangelizando, cantando e dançando com a Jocum, etc.. Até que eu comecei a ministrar o louvor aos dezesseis anos, mais ou menos. De lá para cá, tenho dedicado a maior parte do meu tempo para Deus, nesta visão do louvor congregacional. Eu deixei a faculdade para entrar no seminário e estudei em Dallas, no Texas. Não posso dizer que tudo começou depois que eu voltei de lá, não. Mas assim que retornei, de tempo integral para a obra de Deus, vivi experiências lindas em minha vida, que culminaram na gravação daquilo que o Senhor estava fazendo em nosso meio. É o cd "Diante do Trono".
O CD "Diante do Trono" tem sido muito bem recebido pelo público evangélico. Fale-nos mais sobre ele.
Este CD tem uma proposta bem espontânea de celebração da nova vida que temos em Jesus. Libertos e restaurados para o louvor do nosso Deus. Este CD vem captar o que o Espírito Santo tem feito em nosso meio através da adoração. Soma-se a isto, a visão missionária do CD. Todos os recursos vão para a recuperação de prostitutas na cidade de Bombaím, na Índia. A maioria das músicas foram recebidas por nós diretamente do Trono, e há também cinco versões de ministros internacionais.


Como é o novo CD "Exaltado"?


O CD "Exaltado" está maravilhoso, mas além disto, ele reflete o crescimento da Igreja na intimidade com o Senhor. Tem o mesmo estilo, louvor congregacional, gravado ao vivo, com a participação de toda a igreja, mas tem mais cânticos espontâneos e todas as canções foram nascidas no nosso meio. Ele também tem a visão missionária, levantando recursos inteiramente para a obra.
Na sua opinião, o que mudou do primeiro para o segundo CD do Diante do Trono?
Eu penso que neste um ano todos nós crescemos no nosso relacionamento com o Senhor Jesus, e isso faz muita diferença porque reflete em nossa intimidade e nossa liberdade em Sua presença. Na fita de video da pra ver radicalmente como a Igreja cresceu em sua espontaneidade neste um ano. É lindo demais. As músicas expressam nossas experiências com Deus e também as mensagens proféticas que Ele nos dá, e por isso, o Diante do Trono 2, Exaltado, é diferente do primeiro, apesar de seguir a mesma linha de louvor congregacional. Não dá pra medir se um é melhor do que o outro, pois eles têm sua missão, e uma união especial específica. Glória a Deus por isso!


Quantas pessoas fazem parte do grupo Diante do Trono? Como vocês ensaiam e se preparam para as apresentações?


Somos ao todo umas cinquenta pessoas. Na base, seis pessoas, no back vocal dez pessoas, eu no lead, varia entre umas vinte pessoas na orquestra, e mais umas quinze pessoas dançando. Na Época de preparação para gravar, ensaiamos separadamente as partes e depois nos ajuntamos. Nós ensaiamos muito, e principalmente, nos preparamos espiritualmente com oração, jejuns, acompanhamento pessoal, etc. Depois, estamos sempre juntos nos finais de semana em Lagoinha e fora, por isso, já criamos uma intimidade musical que facilita. Mas cada ministração requer de nós uma preparação enorme. Nos dedicamos principalmente em oração e Deus tem nos revelado coisas específicas sobre cada lugar em que vamos para que haja verdadeira libertação e a glória de deus transforme vidas, famílias, igrejas, e cidades inteiras!


Como você vê a musica evangélica atualmente?


Eu tenho percebido que o Espírito Santo de Deus está restaurando a adoração nas igrejas. Mais e mais congregações têm buscado a presença de Deus e a liberdade que acontece através do louvor, e a música, fator principal na adoração, também entra nesta restauração. Porém, ainda existe muita gente deturpando o propósito da música, que é a exaltação do Senhor Jesus Cristo. O povo de Deus tem que tomar cuidado e pedir a Deus discernimento para não ficar ouvindo, se alimentando, daquilo que não é inspirado por Deus. Mas graçaas a Ele, tem havido um despertar para a música santificada ao Senhor, e isto em toda a terra, não só aqui no Brasil. Agora, sobre estilos musicais, isto eu penso que é uma questão de gosto. Tem muita coisa no meio evangélico que não é bom musicalmente, mas o nível está melhorando muito. As pessoas estão estudando mais, se conscientizando de que para o nosso Deus tem que ser oferecido o melhor.


Qual a relação que voce faz entre a música e a Palavra?


Eu creio que a maior fonte de inspiração é a Palavra de Deus. Além do mais, a música é uma forma de expressão daquilo que está em nosso coração, o nosso estilo de vida. O adorador é aquele que ama a Deus, a quem ele adora, e por isso, ele ama a Bíblia, que é a revelação do próprio Deus. A música é também um instrumento na Reforma da Igreja, e ela carrega um potencial de ensino e doutrinamento muito fortes. Por isso, a música cristã precisa ser firmada na Palavra, servindo como um instrumento nas mãos de Deus para discipular e libertar as pessoas através da verdade que é a Palavra de Deus. Eu amo cantar a Palavra.


Vamos falar de composição. Como você faz suas músicas?


Todas elas, até hoje, refletem minha experiência, aquilo que estou vivendo na presença de Deus ou minha própria vida, na meditação da Palavra, ou na vida de pessoas ao meu redor. A maioria vem de um vez, mas outras são geradas com tempo, mas todas vem como um presente de Deus. Eu nunca me sentei para escrever uma música, a não ser quando eu sentia que algo estava para chegar em meu coração.


O que voce gosta e costuma ouvir?


Eu sempre escuto louvor congregacional. Principalmente Kent Henry, Vineyard, Morning Star, e no Brasil, David Quinlam, mas sempre muito louvor congregacional e Asaph Borba.
O que é ministrar louvor para voce?
É um privilégio. É abrir o caminho na direção do Espírito Santo para que todos venham juntamente comigo até a presença de Deus em adoração. Esta obra é do Senhor. Não é do líder de louvor que consegue "fazer" os outros adorarem a Deus, mas de certa forma nós somos um incentivo, um exemplo.


Como é o seu devocional com Deus?


Eu gosto muito de orar e intercerder pelas pessoas, pelo ministério, pelas programações onde estaremos ministrando. Também leio a Palavra e outros livros principamente sobre adoração. Mas bom mesmo é passar tempo adorando a Deus. Eu costumo colocar um CD bem ungido e ficar alí, diante do Trono, no meu quarto.


Quais são seus planos e projetos daqui para frente?


Eu quero me formar na faculdade de música, no canto, e continuar estudando o piano. E no ministério de louvor Diante do Trono, ministrar onde Deus nos mandar, como já temos feito. Quero continuar trabalhando com gravação e cada ano devemos lançar um novo CD de louvor ao vivo. Pelo menos um CD gravado em estúdio, e um infantil. Este ano estamos lançando também o CD do El Shamah coro e orquestra que é muito ungido e maravilhoso. Faz parte da visão do nosso ministério. Um dia, começaremos a trabalhar com outros projetos, como algo direcionado só para jovens, instrumentais, etc.
Deixe um incentivo a todos os nossos leitores que tem uma identificação com o ministerio de louvor e adoração.
Que cada um esteja vivendo uma vida de adoração, em santidade, humildade, quebrantamento e muita sede e fome de Deus. Fiquem firmes servindo a igreja local porque ela está no coração de Deus e amem a liderança que está sobre voces. Sejam homens e mulheres de oração porque este ministério está na frente da batalha, e preparem-se para grandes coisas que o Senhor fará através de vocês, porque Ele está procurando verdadeiros adoradores!


Como podemos adiquirir os cd's e fitas de video?


Nas livrarias em geral, mas se não encontrar, ligue para a Seara. 031 442 62 39 ou pelo site http://www.diantedotrono.com.br/ . Um grande abraço para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário